Sérgio Hondjakoff, "Cabeção" da "Malhação ameaça pai de morte (reflexão)

Imagem
  São os mais variados caminhos que nos levam ao abismo, nesse momento de dor tentar respirar mais fundo e mirar no caminho que você sabe que é salvação, cuidado em achar que o caminho pode ser em falsos amigos, estes podem já andar amargurados por dentro e só estão do seu lado esperando seu momento de fraqueza para trazer você junto para sua tristeza, e oferecem algo que vai arruinar a sua vida, depois eles somem e você que ainda fica como doido da história, amigos assim são como a cobra que induziu Eva a morder a maça, agora você é ela e está passando pelo seu teste. Ainda que você seja antissocial como eu por já ter percebido a escassez de bons amigos, é necessário tomar cuidado com a própria razão, sobretudo quando as pessoas que você considera e não te dão o devido valor, pessoas que te silenciam, extraem o pior de você ainda que você seja uma pessoa calma, algumas misturas químicas se transformam em bombas e basta uma faísca para explodir, e você está sozinho e agora só depende d

Como em um dia salvar anos

Como em um dia salvar anos? 

Muitos anos de uma vida podem ser salvos pela doação de sangue, tudo muito simples e fácil, basta estar dentro das devidas exigências de acordo com Pró sangue, onde realizei minha última doação, sendo elas:

"Requisitos básicos
§  Estar em boas condições de saúde.
§  Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessáriosformulário de autorização).
§  Pesar no mínimo 50kg.
§  Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
§  Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
§  Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Impedimentos temporários
§  Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
§  Gravidez
§  90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
§  Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
§  Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
§  Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.
§  Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
§  Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.
§  Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses.
§  Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.
§  Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.
§  Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.
§  Vacina contra gripe: por 48 horas.
§  Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.
§  Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).

Impedimentos definitivos
§  Hepatite após os 11 anos de idade. *
§  Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
§  Uso de drogas ilícitas injetáveis.
§  Malária.
§  Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem."


Você se enquadrou nas exigências?

Agora só resta você organizar um dia para fazer a doação salvadora de vidas, pois analise a sua volta, quantos que de seu conhecimento doam sangue? 
Quantos estariam aptos para doar? 
Por testemunho próprio dentre os que estavam para doar juntamente comigo, metade eu não vi prosseguir, imagine essa situação ao longo do tempo! Considerando ainda que no HC houve uma divulgação em massa com programações exclusivas para incentivo da campanha de doação de sangue  na semana de data comemorativa, mas a sala para doar estava vazia. Local cheio era a fila do remédio que saia lá fora, lamentável situação mas fora do contexto do post por agora.
Outro dado alarmante que não deixa de ser uma conquista, partindo da Fundação Pró Sangue, se você acessar o site http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/institucional vai verificar que ela foi criada em 1984, em qualquer uma das páginas do site no canto direito tem o “Contador de Bolsas”, no presente momento quase barrando 5 milhões, parece muito? Ao meu ver não, por tantos anos que a instituição tem de história e o tamanho gigantesco de nossa população, ou seja, é um indicador que poucas doações são realizadas. Ok o tamanho da população mão corresponde ao efetivo da região, ainda sim me parece ser pouco não desmerecendo o esforço do doador, mas apenas buscando argumentar e tentar desenhar uma realidade que necessita de apoio.
A necessidade é muita, pois quantos acidentes não ocorrem diariamente, sobretudo no trânsito? Dentre diversos outros fatores. É um contexto que para quem não trabalha no ramo da saúde, dificilmente percebe a necessidade, porém só de observar esse dado somado ao meu testemunho, a noção da realidade começa a ser percebida
Eu sei que meu dia foi especial, comi lanche preparado por profissionais reconhecidos chefes de cozinha, muito bom.


Fonte: própria (lanche no local – Fundação Pró Sangue)

Enfim, Doe sangue e salve vidas, no meu caso em menos de dez minutos eu enchi a bolsa de sangue. Localize o local mais próximo para você realizar este gesto de carinho, observe bem os estoques de sangue e incentive as pessoas ao se redor doarem.
Saiba mais:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escortão em Rumo a Praça Pôr do Sol

Dia sensível: Equilíbrio e sonoridade